Project Detail
Spinit-crispr: deteção específica de ácidos nucleicos para diagnóstico point-of-care de doenças tropicais
 
Team
 
Sponsor
ANI
 
Dates and Lifetime
From: 2019-06-01 To: 2022-05-31
Duration: 36 months
 
Reference
POCI-01-0247-FEDER-033778
  

Projeto cofinanciado por:

 

Projecto nº: 033778


Referência do Projecto: POCI-01-0247-FEDER-033778
Título: "Spinit-crispr: deteção específica de ácidos nucleicos para diagnóstico point-of-care de doenças tropicais"


Investimento total: 1.581.196,94

Apoio FEDER: 937.093,66

Promotor Líder: Biosurfit SA

Copromotor: Ipatimup

Copromotor: Stab Vida

 
Localização do projecto: Porto, Portugal

Organismo Intermédio: Agência Nacional de Inovação

Síntese do projecto:

Existe atualmente uma necessidade clara, a nível global, no controlo da Saúde Pública e da propagação de epidemias, de testes rápidos e específicos que permitam identificar estes agentes e suas variações, quer geográfica quer temporalmente. Com a presente candidatura, a biosurfit pretende expandir a sua oferta de produtos de diagnóstico e alcançar novos mercados. Em particular, propõe-se o desenvolvimento de um teste de painel de doenças tropicais para diagnóstico rápido de síndromes febris, utilizando técnicas de deteção de ácidos nucleicos de vanguarda tecnológica. Para este efeito, planeiam-se atividades de investigação integrando os seguintes aspetos:

• Otimização de procedimentos para deteção de RNA viral com recurso a técnicas inovadoras e muito recentes de CRISPR e amplificação isotérmica;

• Adaptação de tecnologias proprietárias da biosurfit para processamento e análise de amostras de sangue capilar, requerendo mínima intervenção do utilizador, para deteção de RNA viral dentro de um descartável de microfluídica, permitindo a identificação simultânea de um painel de doenças tropicais.

Deste modo, alavancando nos recursos e know-how existentes para desenvolver esta nova aplicação, a biosurfit selecionou parceiros co-promotores com sólidos conhecimentos de genómica, análise de ácidos nucleicos, genética populacional e diversidade genética. Especificamente, investigadores no IPATIMUP serão responsáveis pela definição dos procedimentos fundamentais de deteção de RNA a implementar no teste descartável, enquanto que investigadores na STAB VIDA trarão ao projeto as infraestruturas necessárias para o desenvolvimento e avaliação de desempenho do novo produto. Além disso, a parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical garantirá uma ligação à realidade clínica deste tipo de doenças.

A tecnologia, uma vez demonstrada, será adaptável a outras aplicações, nomeadamente painéis de identificação de agentes patogénicos comuns ou diagnóstico de outras doenças infetocontagiosas. A biosurfit vê uma oportunidade única nesta nova avenida de investigação, uma vez que permitirá uma posição muito competitiva face à concorrência, potenciando o valor da sua oferta tecnológica e consequentemente do seu negócio a nível global.

Send Email
From
To
Subject